ATRAÇÕES
Trilha da Terra
Extensão: 550 m
Elevação: 66 m
Rampa média: 12%
Piso: terra
Grau de dificuldade: médio
Na Trilha da Terra o visitante faz uma viagem no tempo, do passado para o presente, e acompanha a evolução do planeta Terra e da vida. A distância percorrida na trilha é proporcional ao tempo de existência da Terra. Nos 550 metros da trilha estão representados os principais acontecimentos ocorridos nos 4,6 bilhões de anos de evolução terrestre, com foco nos aspectos locais relacionados ao relevo ambiente e vida. No percurso em subida a paisagem se altera à medida que se ganha altura, permitindo vislumbrar horizontes mais amplos da Serra do Mar.
Praça do Sol
No interior de um anfiteatro natural de mar de morros, na Serra do Mar, a Praça do Sol é um espaço de contemplação da natureza e percepção dos movimentos terrestres. O eixo da praça está alinhado ao eixo de rotação terrestre e o visitante pode observar tanto a trajetória do sol ao longo do dia, quanto sua trajetória ao longo do ano.
Neste espaço pode-se ver:
-
Rosa dos Ventos
-
Círculo de Azimutes
-
Os 6 Obeliscos
-
O Relógio Solar
-
A Paisagem ao redor - 1.320 m de altitude
Rosa dos Ventos
No centro da praça uma Rosa dos Ventos, é expandida por um caminho circular, o Círculo de Azimutes, que detalha as direções e orienta o visitante na observação da paisagem e eventos astronômicos relacionados ao sol, lua, planetas, estrelas e constelações.
Obeliscos
Obeliscos são marcos que indicam os locais onde o sol surge e desaparece na paisagem ao longo do ano, bem como sua trajetória na abóbada celeste.
A leste e oeste a Praça do Sol contém 6 Obeliscos que marcam o local onde o sol nasce e se põe no início de cada estação do ano, primavera, verão, outono e inverno. Nestes dias, denominados de equinócios e solstícios, a sombra de um obelisco atravessa a praça pelo centro da Rosa dos Ventos em direção ao obelisco oposto.
No hemisfério sul, no solstício de verão, o sol nasce a sudeste passa bem alto no céu e se põe a sudoeste. Nos equinócios da primavera e outono nasce exatamente no leste e se põe no oeste. No solstício de inverno, nasce no nordeste, passa bem baixo no céu e se põe a noroeste.
Relógio Solar
Ao sul da praça um Relógio solar, instrumento que permite a leitura das horas através da sombra que é projetada quando a luz solar incide sobre seus componentes. Sua origem pertence às antigas civilizações que primeiro compreenderam o conceito do tempo e se preocuparam com sua mensuração. Os povos da Mesopotâmia, China e Egito desenvolveram os primeiros instrumentos há mais de 5.000 anos.
O Relógio Solar é constituído de um caminho em semi-círculo, com marcas horárias de 5 em 5 minutos, onde é projetada a sombra de uma peça vertical denominada gnômon, palavra que vem grego, significando “o que aponta”. O gnômon aponta para o polo sul celeste e sua inclinação é a mesma que a do eixo de rotação terrestre. Apresenta uma tabela que faz a correspondência entre o horário solar e o oficial.
Paisagem
Com vista panorâmica em todas as direções, em altitude de 1.320 metros, a paisagem da Praça do Sol apresenta os morros arredondados da Serra do Mar, a crista da Serra da Bocaina e ao fundo a imponente Serra da Mantiqueira, com seu pico mais alto, o Pico Pedra da Mina, quarta mais alta montanha do Brasil, a maior do Estado de São Paulo, além do conjunto de montanhas denominado Gigante adormecido como também o Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia. Permite também a contemplação da Mata Atlântica permeada com Araucárias, além de trechos históricos do Antigo Caminho do Ouro, desde o ponto alto da Serra do Mar até a passagem do Embaú, parte baixa da Serra da Mantiqueira, rota das tropas que na época colonial transitavam em busca das riquezas do interior.
Serra da Mantiqueira
Pico da Pedra da Mina - Pico das Agulhas Negras
Serra da Mantiqueira – Bocaina - Araucárias
Serra da Mantiqueira – Gigante Adormecido
Sul
Paisagem Noturna
O céu noturno permite vislumbrar a imensidão do universo, com lua, planetas, estrelas, constelações e galáxias.
Em noites límpidas na Praça do Sol o céu é pontilhado por miríades de estrelas. Uma câmera fotográfica instalada em tripé, disparando em intervalos regulares, obtém fotografias que uma vez unidas mostram o caminho percorrido pelas estrelas na abóbada celeste ao longo do período de exposição.
Leste
Norte
Oeste
As imagens noturnas da Praça do Sol, voltadas para o sul, norte, leste e oeste foram obtidas através de 240 exposições e cada risco em forma de arco mostra o caminho percorrido por uma estrela no céu durante uma hora e meia.